Quando a Microsoft lançou o Flight Simulator 98, ele foi considerado um marco na simulação de vôo, devido às grandes mudanças implementadas em relação às versões anteriores. Haja vista o desenvolvimento dos próprios computadores naquela época, o FS98 "engatinhava" principalmente em relação à utilização da tecnologia das placas aceleradoras 3D que estavam em pleno desenvolvimento. Hoje, com o lançamento do Flight Simulator 2002, acreditamos que a Microsoft, assim como em 1998, deu um grande salto no desenvolvimento de sua linha de simuladores de vôo, como veremos adiante.
O Flight Simulator 2002 foi oficialmente lançado no dia 19 de outubro, nos Estados Unidos. Assim como a versão 2000, o novo simulador saiu em duas opções: Standard e Professional. Esta análise da AeroVirtual foi feita a partir de uma versão Professional, mas ao final da reportagem faremos uma breve descrição das principais diferenças entre as duas. No Brasil, o FS2002 foi lançado por volta do dia 22 de novembro, e já está nas principais lojas do ramo a pelo menos duas semanas (também é facilmente encontrado nos magazines on-line na própria Internet). Os preços são, em média, 99 reais para a versão Standard; 160 reais para a versão Professional. Diferentemente do que foi feito no FS2000, onde a versão Standard era encontrada totalmente traduzida para português, aparentemente a Microsoft não irá fazer a tradução do FS2002. Somente a caixa, impressos, e manual on-line estão disponíveis em nosso idioma, o que é, aliás, obrigatório por lei.
EMBALAGEM, MANUAL, INSTALAÇÃO...
A caixa do FS2002 impressiona pela beleza, mas decepciona pelo conteúdo impresso. Belas composições trabalhadas de screenshots estão por toda embalagem, além do destaque de todos os novos recursos e requisitos do sistema, tudo em português, só por fora. O uso do termo "decepciona" é a melhor definição para a surpresa que o consumidor terá ao abrir a caixa, encontrando apenas um termo de garantia, um guia rápido de instalação e configuração além da embalagem dos CDs, de papelão, porém bem mais prática do que aquela imensa embalagem contendo os três CDs da versão 2000.
A pergunta "Onde está o meu manual?" fica respondida após a instalação, onde se encontram todos os manuais em formato ".pdf" (para serem lidos no freeware Adobe Acrobat Reader, que acompanha o CD) no disco 02, prontos para serem impressos. Caso o leitor resolva imprimi-los, pode preparar "alguns" cartuchos de tinta! Mas apesar deste inconveniente, esta é uma tendência mundial que as empresas estão utilizando para diminuir os custos de produção de softwares, e ao mesmo tempo disponibilizar o material em diversos idiomas. No caso do FS2002, os manuais estão em Português, Inglês, Dinamarquês, Sueco, Coreano, entre outros.
Desde a versão 5.1, exceto o FS98, a Microsoft vem se consolidando em disponibilizar excelentes manuais aos seus usuários. E no Fs2002 não foi diferente! Estão no CD#02, pasta /BRASIL/ sete arquivos referentes a manuais englobando vários assuntos. São eles:
* AC_BOOKS.PDF - Manual de Aeronave (118 páginas): manuais operacionais de todas as aeronaves do Flight Simulator 2002, cada qual com informações técnicas e de vôo além de um histórico da empresa que as produz.
* ATC.PDF - Manual de Controle de Tráfego Aéreo (71 páginas): entendendo o controle de tráfego aéreo e as comunicações por rádio. Presta informações diversas sobre o controle aéreo e mostra como tal melhoria foi adicionada e deve ser usada no Flight Simulator 2002.
* FLOAT.PDF - Manual do Hidroavião com flutuador (24 páginas): instruções gerais de operação com o Cessna Caravan anfíbio, que é uma das novidades do Flight Simulator 2002.
* GSCHOOL.PDF - Centro de Treinamento em Terra Rod Machado (187 páginas): um "mini-curso" de pilotagem, com informações incluindo teoria de vôo, tráfego aéreo, meteorologia, navegação, entre outros...
* MOREFS.PDF - Aproveitando ao máximo o Flight Simulator 2002 (34 páginas): um manual geral sobre a utilização do simulador em seu computador, apresentando os menus, janelas, planejador de vôo (flight planner), comandos, etc.
* QRC.PDF - Guia de Referência Rápida (08 páginas): um guia simples com instruções do tipo "o que devo fazer para...?". Também possui um índice completo de todos os comandos de teclado.
* START.PDF - Manual antes de voar (31 páginas): o verdadeiro manual sobre o simulador. Instruções de instalação, introdução, apresentação do jogo e dos manuais, como obter ajuda, como instalar joysticks, como melhorar o desempenho, entre outros.
Prosseguindo com a instalação. Com uma interface muito prática e fácil, o usuário é guiado e orientado durante todo o processo, que por sinal é bastante demorado. Antes de verdadeiro início da instalação, o sistema instala o "Adobe Acrobat Reader" (que é o programa usado para a leitura e impressão dos manuais), instala a versão 7.1 do "Windows Media Player" e verifica a versão do "DirectX". Com todos estes pré-requisitos corretamente configurados, a instalação realmente se inicia.
O usuário pode escolher o tipo de instalação: personalizada ou completa. Na opção personalizada, pode-se escolher quais os itens deseja instalar no HD e quais deverão ser executados a partir do CD. Na opção completa, prepare-se para aguardar longos minutos em frente ao micro enquanto os 2 GigaBytes dos 3 CDs são copiados para o seu disco rígido. Mas apesar disso, recomendamos a instalação completa, pois o usuário não precisará colocar os discos todas as vezes que quiser rodar o programa, diminuindo consideravelmente o tempo de procura dos arquivos, deixando mais rápido o carregamento do simulador. Aconselhamos também que ao instalar o seu Flight Simulator 2002, altere o diretório padrão de instalação (c:/Arquivos de Programas/Microsoft Games/Microsoft Flight Simulator 2002/) para c:/fs2002/. Isso facilita muito ao instalar novos acessórios, tais como aviões, painéis, cenários, no seu simulador.
Devido à grande quantidade de arquivos, recomendamos a desfragmentação da unidade na qual o Flight Simulator estará sendo instalado antes e depois da instalação. Isso com certeza irá organizar os arquivos do seu HD e otimizar o seu uso.
Cópia dos arquivos completa, prepare-se para aguardar mais alguns longos minutos. As texturas e arquivos gerais irão se descompactar até o programa realmente iniciar, quando nesta etapa o usuário chegará na tela de apresentação, onde facilmente poderão ser configurados todos os parâmetros do simulador e os manuais acessados.
Como padrão da instalação, todos os manuais são instalados em inglês. Como instalar os manuais em português? Como já comentado, coloque o CD 2, vá ao diretório E:\BRASIL (onde E: corresponde à letra do seu drive de CD) e copie todos os 7 arquivos existentes na pasta, os quais já foram citados alguns parágrafos acima. Cole estes arquivos na pasta C:\FS2002\HELP (ou seja, na pasta HELP de onde o seu FS2002 estiver instalado). Procedendo desta maneira, ao acessar o menu HELP do simulador, todos os manuais aparecerão em português.
AS NOVIDADES DO FLIGHT SIMULATOR 2002
O Flight Simulator 2002 teve mudanças consideráveis, para a melhor, em relação às suas versões anteriores. Talvez devido à concorrência da Terminal Reality, com o Fly!, a Microsoft parece que "acordou" e implementou características que ficou devendo já na versão 2000.
Aeronaves - foram adicionados novos aviões default no FS2002. São eles: Cessna Skyhawk 172, Cessna 208 Caravan (somente versão PRO), Cessna 208 Caravan Anfíbio, Boeing 747-400 e Beech Baron 58 (somente versão PRO). A Microsoft resolveu retirar o Concorde desta versão, provavelmente devido ao acidente ocorrido com este modelo de aeronave ocorrido em Paris no ano passado. Alguns aviões apresentam mais de uma pintura.
Cabines virtuais (virtual cockpits) - grande avanço no Flight Simulator, mostra a cabine do avião totalmente em 3D. O mais interessante é que todos os instrumentos da cabine virtual são operacionais, podendo ser usados durante o vôo. Além disso, tem-se a opção de "girar" a cabeça para os lados a fim de melhorar a visão.
Cenários - os cenários também foram melhorados em relação ao FS2000. Agora o relevo está mais detalhado, e as montanhas em todos os lugares do mundo ficam mais evidentes. Também rios, lagos, lagoas, canyons, estão mais perfeitamente representados. A Microsoft utilizou o recurso autogen (auto-geração) para implementar, pela primeira vez, árvores no seu simulador. Além das árvores, o autogen também proporciona a existência de casas em praticamente todas as cidades do mundo. Mais a frente iremos comentar melhor sobre o autogen.
Controle de Tráfego Aéreo (Air Traffic Control - ATC) - "pela primeira vez o Flight Simulator traz um controle de tráfego aéreo realístico e detalhado". Esta é uma afirmação do próprio manual do FS2002. E realmente foi um grande avanço da Microsoft. Apesar de ainda existirem vários problemas, o ATC do FS2002 é muito interessante, e inclui inclusive outras aeronaves ao redor dos aeroportos.
Lições de Vôo (Flying Lessons) - as lições de vôo interativas foram aprimoradas.
Análise de vôo (Flight Analysis) - mapa de vôo que mostra, através de gráficos, seu curso, altitude e velocidades mantido durante o vôo.
Instrutor de vôo (Flight Instructor) - somente na versão PROFESSIONAL, este módulo permite que se crie, através de uma rede (LAN, IPX, Internet) uma estação de instrução, onde um computador se comporta como instrutor e outro como aluno. Assim, o instrutor poderá alterar as condições de vôo do aluno, tais como meteorologia, panes na aeronave, etc.
Ajuda para desenvolvedores - a versão Professional traz incluído o gMax, uma ferramenta de modelagem 3D da Discreet que ajuda no desenvolvimento de objetos 3D para os cenários do Flight Simulator. Além disso, pode-se também alterar as características das aeronaves utilizando o Flight Dynamics Editor (Editor de dinâmica de vôo).
Efeitos visuais - uma das grandes melhorias visuais do FS2002 são os efeitos luminosos. Agora é possível ter reflexos na água ou no painel do avião, sombras mais reais, os efeitos do sol foram melhorados, as luzes dos aviões estão mais perfeitas. Também em relação à água, agora ela se comporta como água! São observadas ondas nas praias, "movimento" em geral nos rios, lagos e mares, efeitos de sobrevôo de helicóptero sobre a água, em algumas situações o pouso na água não dá "crash" (dependendo do piloto!). Assim como na água, os efeitos no solo também são interessantes. No pouso em pistas de terra é possível ver alguns cascalhos se desprendendo das rodas. Nas pistas asfaltadas, vê-se a fumaça saindo das rodas ao tocar o solo, além das marcas dos pneus que ficam na pista. Quando se sobrevoa uma área não asfaltada com o helicóptero é possível ver a poeira subindo.
Efeitos nas aeronaves - além dos já citados, os novos jatos apresentam o reverso com movimento, nos aviões a pistão sai fumaça ao acionar o motor, em grandes jatos voando acima dos 30.000 pés é possível ver os trilhos de condensação. Também foi adicionado um módulo de push-back (ato de "dar ré" no avião parado no pátio), que deve ser acionado com as teclas SHIFT+P.
Boeing 737 - visão geral da cabine virtual (92kb)
|
Boeing 747 - Trilho de Condensação (25kb)
|
Beech Baron 58 - Efeitos do sol no painel virtual (89kb)
|
Beech Baron 58 - pouso de emergência na água (34kb)
|
Bell - Efeitos de rotação na água (54kb)
|
Bell - Efeitos de rotação na terra, levantando poeira (31kb)
|
Recife (PE) - autogen em ação, gerando casas e árvores (111kb)
|
Efeitos da claridade do sol (29kb)
|
Fernando de Noronha - ondas na praia (90kb)
|
CONFIGURAÇÕES GERAIS
Vídeo (display) - o Flight Simulator 2002 proporciona ao usuário uma gama muito grande de configurações de vídeo. E isso é principalmente relevante para usuários que não tem computadores "top de linha". Assim, se o seu sistema está na linha da maioria dos usuários brasileiros, é possível que você consiga rodar o FS2002 com frame rates satisfatórios, mas diminuindo a qualidade gráfica (mais informações sobre a performance você verá adiante). Na primeira tela de configurações de display, temos o detalhamento do cenário (SCENERY). Ai é possível alterar a qualidade da textura, a complexidade do relevo, densidade do autogen, densidade do cenário e do cenário dinâmico, efeitos na água, densidade das nuvens, entre outros. Na guia AIRCRAFT, você determina o detalhamento das aeronaves em que você irá voar. E na guia HARDWARE você escolhe as opções de configuração do seu hardware, tais como resolução de vídeo em tela cheia, efeitos de luz, opções de renderização e de filtering. Nesta caixa de configuração, é aconselhável alterar a opção "Target Framerate" para Unlimited, a fim de melhorar a performance. Você pode conferir, detalhadamente, para que serve todas as opções disponíveis, no próprio manual do simulador.
Sons - a configuração dos sons é praticamente idêntica ao do FS2000, com opções de aumentar e diminuir o volume dos motores, cockpit, meio ambiente, navegação, lições/vôo e tráfego aéreo.
ATC - as opções de Air Traffic Control permitem que o usuário escolha a quantidade de tráfego aéreo (em porcentagem), a voz que será usada pelo piloto (são vários tipos de vozes, entre masculinas e femininas), além das caixas de marcação: somente tráfego IFR, mostrar texto do ATC, mostrar "etiquetas" nas aeronaves, auto-abertura da janela de mensagens. Essas configurações irão depender do gosto de cada usuário.
Outras - as outras configurações disponíveis são referentes à instrumentação, e outras opções do Flight Simulator (tela de abertura, controle do tempo de vôo - log, sistema métrico, etc), além das configurações de joystick e sensibilidade no teclado/mouse.
AERONAVES/PAINÉIS
 |
 |
Beech Baron 58
Com a admirável harmonia de controle que á a marca registrada da linha Bonanza, O Beech Baron 58 é considerado um bimotor leve clássico. O Baron combina o poder de sedução do projeto Beechcraft com a confiabilidade dos bimotores, resultando em uma magnífica e eficaz aeronave. Disponível somente no FS2002 Professional Edition. |
 |
 |
Beech King Air 350
Com mais de 5.000 unidades entregues, não existe outra aeronave comercial acionada por turbina que possa se equiparar ao sucesso do King Air. Projetado como alternativa ao Queen Air, o King Air acabou como a escolha número 1 nos turbo-hélices executivos. Disponível somente no FS2002 Professional Edition. |
 |
 |
Bell 206B JetRanger III
A série Bell 206 acumulou um conjunto de estatísticas impressionantes. Mais de 6.000 unidades estão voando em todo o mundo, em funções tão diferentes como transporte corporativo, vigilância policial, treinamento e resgate. |
 |
 |
Boeing 737-400
O Boeing 737 tornou-se o avião a jato comercial para passageiros mais vendido em todo o mundo, quando seus pedidos chegaram a 1871, em junho de 1987 (ultrapassando o 727, também da Boeing). No Flight Simulator 2002, o Boeing 737 está disponível originalmente em diversas cores, todas e empresas aéreas fictícias. |
 |
 |
Boeing 747-400
Há mais de 30 anos, o 747 fez sua primeira viagem de Nova Iorque até Londres. Desde então, tornou-se quase padrão como base no qual são avaliados os outros grandes jatos de passageiros. O modelo -400 foi apresentado pela primeira vez em 1985. No Flight Simulator 2002, o 747 está disponível originalmente em três diferentes pinturas, de empresas aéreas fictícias. |
 |
 |
Boeing 777-300
De fora, ele pode lembrar os jatos para passageiros que conhecemos há anos. Por dentro, porém, é um "pássaro" inteiramente novo. Este jato bimotor de longo alcance foi entregue pela primeira vez em 1995 para preencher uma lacuna de mercado entre o 747 e o 767. Tem capacidade máxima para 386 passageiros. No FS2002 o 777 está disponível em três diferentes pinturas. |
 |
 |
Cessna 172SP
O Cessna 172 pode ser comparado ao amor da sua vida - um companheiro constante com quem se voa por muito tempo. Em termos técnicos, um avião estável em que se pode confiar. A maioria dos pilotos tem em seu histórico pelo menos algumas horas em um Cessna 172... No FS2002 o 172 também está disponível em diferentes pinturas. |
 |
 |
Cessna 182S Skylane e Skylane RG
Quando percebeu que seu modelo 180 estava vendendo bem, a Cessna procurou uma maneira de fazer dele um sucesso ainda maior; a resposta foi o Cessna 182, que voou pela primeira vez em 1956 e seu grande avanço foi o trem de pouso Land-O-Matic patenteado, que torna mais fácil o pouso e o manuseio em terra. No FS2002 o 182 também está disponível em diferentes pinturas. |
 |
 |
Cessna 208B Grand Caravan
Para onde desejar ir, o Cessna Caravan o levará. Apresentado pela primeira vez em 1985, o Caravan foi projetado para operar em situações e condições extremas. Disponível em várias pinturas somente no FS2002 Professional Edition. |
 |
 |
Cessna 208B Caravan Anfíbio
No projeto inicial da Cessna, o Caravan "aproveitava" a fuselagem do Stationar, que simplesmente era ampliada. Entretanto a empresa percebeu que para criar um avião que oferecesse espaço suficiente para transporte de carga e combustível, precisaria começar do zero. Daí surgiu o Cessna Caravan atual, que tem modelos variados, inclusive esta versão anfíbio que agora acompanha o Flight Simulator. |
 |
 |
Extra 300S
O Extra 300 foi projetado para ser um campeão em competições de acrobacia aérea da classe "Unlimited" (Ilimitada). O 300S combina baixo peso (um pouco mais que 600kg, vazio) com um potente motor Lycoming de 300hp, além de uma requintada harmonia de controles... |
 |
 |
Learjet 45
O modelo 45 é a primeira aeronave inteiramente nova da Learjet, desde o modelo 23 de Bill Lear. Os parâmetros definidos para o 45 exigiam que ele tivesse tudo de melhor: o desempenho do modelo 35A, o manejo do 31A e um espaço na cabine maior que dos concorrentes... |
 |
 |
Mooney Bravo
Os Mooneys são construídos para "andar" rápido. Um foco na velocidade parece natural para uma empresa que em outros tempos oferecia uma aeronave com um motor Porsche. Embora esta parceria tenha acabado, o compromisso do Mooney com a velocidade certamente durou. Disponível somente no FS2002 Professional Edition. |
 |
 |
Schweizer SGS 2-32
No final dos anos 60 e durante boa parte dos 70, uma aeronave se destacou como o planador de vários assentos de melhor desempenho do mundo: o Schweizer SGS-2-32. Muitos recordes mundiais de planagem foram batidos por esta aeronave, inclusive um percurso de 505 milhas de distância. |
 |
 |
Sopwith 2F.1 Camel
Em julho de 1917, a Sopwith Camel entrou nos combates aéreos da Primeira Guerra Mundial. Desenvolvido pelos britânicos para substituir os Sopwith Pup, o Camel era um avião extremamente ágil e manobrável. Tinha maior poder de foto que o Pup e oferecia uma medida de segurança contra a perda de um combate em consequência de uma arma emperrada. |
 |
 |
F4U-1A Corsair Fighter
Esta é uma aeronave que está "perdida" no Flight Simulator 2002. Originalmente do Combat Flight Simulator 2, o F4U-1A foi uma aeronave de caça muito usada pela Força Aérea Americana durante a Segunda Guerra Mundial. Apesar de ser perfeitamente "voável" no FS2002, o Corsair não tem metralhadoras nem bombas utilizáveis neste simulador. |
Texto em itálico retirado do manual do Flight Simulator 2002. |
Estas são as aeronaves padrão do Flight Simulator 2002. Assim como nas versões anteriores, é possível puxar da internet diversas outras aeronaves com pinturas das mais variadas empresas aéreas do mundo. Além de poder utilizar alguns aviões designados para o FS2000, até o fechamento desta matéria já haviam sido lançadas aeronaves específicas para a versão 2002, que aproveitam todas as qualidades gráficas e de performance deste simulador.
Como o leitor já deve ter observado nas fotos, a Microsoft melhorou bastante a qualidade de texturas dos aviões. Agora todas as pinturas estão muito mais reais, com detalhes que impressionam. Por exemplo, no Boeing 737 da American Pacific, a "barriga" do avião tem a aparência de que é feita de um material metálico, que dá a impressão nítida de reflexão. Como já comentado, detalhes como fumaça saindo dos motores no acionamento, trilho de condensação (acima de 30.000 pés), poeira e cascalho se levantando em pistas de terra ou grama, marca dos pneus na pista, não foram esquecidos. Além disso, as partes móveis dos aviões foram trabalhadas, e agora não só flaps, ailerons, profundor e trem de pouso são móveis, como também os slats, speedbrakes, cowlflaps, e até mesmo as "conchas" de reverso dos jatos. Além disso, as rodas dos aviões realmente "rodam" (com o detalhe que elas continuam rodando por instantes após a decolagem), e é possível abrir as portas principal de cargas de alguns aviões.