O leitor observe bem as fotos a seguir. Seria montagem? Muitos diriam que sim... São perfeitas demais para serem verdade. Imagine nós, aficcionados que somos por avião, num lugar desses! Não, não é possível...
Pois este lugar existe! Trata-se da Ilha de St. Martin, que pertence à França e Holanda, e fica localizada no mar do Caribe, a leste de Porto Rico. O local é conhecido como um dos mais sensacionais do mundo para a visão de aviões. São famosas as fotos de variados ângulos de pousos no aeroporto Internacional Princess Juliana (TNCM). Basta que você vá até o site www.airliners.net, e procure por "TNCM". Ou clique diretamente aqui! Você irá encontrar cada foto mais bela que a outra...
Pois bem. Após me deslumbrar com algumas fotos de St. Martin, resolvi procurar cenários que retratassem a região no Microsoft Flight Simulator. Para minha surpresa, encontrei somente dois deles mais recentes (Fs98 em diante): um para o Flight Simulator 98 e outro para o Flight Simulator 2000. Apesar da pouca quantidade e do tamanho dos arquivos (um tem aproximadamente 400kb e o outro 200kb), os dois cenários são de excelente qualidade.
A Ilha de Saint Martin (em Francês ou Espanhol) ou Sint Maarten (pronúncia Holandesa) foi descoberta por Cristóvão Colombo por volta do ano de 1493. Recebeu este nome em homenagem a St. Martin of Tours, que viveu de 330 até 397, bispo, missionário e pai do monasticismo de Gaul, e foi uma das primeiras pessoas da Europa Ocidental veneradas como santo.
Assim como em grande parte do continente americano, a Ilha já possuia vários índios como habitantes. Entre as tribos principais, destacam-se os Arawak e Índios do Caribe. Como os espanhóis conquistaram uma parte da ilha, os índios locais foram colocados para trabalhar. Entretanto, uma outra região ainda estava praticamente desabitada de europeus, devido a resistência indígena. Franceses, holandeses, ingleses, espanhóis e dinamarqueses tentaram dominar esta região, mas foram os holandeses que por volta de 1620, conseguiram estabelecer colônias principalmente para extrair sal de algumas lagoas. Apesar da presença holandesa na ilha, os espanhóis recapturaram St. Martin em 1633 e um ano mais tarde construíram um forte em Pointe Blanche para afirmar sua presença. Os espanhóis introduziram os primeiros escravos na área no século XVI, mas a afluência principal de escravos aconteceu no século XVIII com o desenvolvimento de plantações de açúcar pelos franceses. Entretanto, a escravidão foi abolida na primeira metade do século XIX, quando os britânicos "importaram" chineses e índios do leste para tomar o lugar de escravos. Deste modo, a população da ilha é muito miscigenada, por ter sido desenvolvida por uma mistura de índios americanos com pessoas da África, Ásia e Europa.

Atualmente a ilha é "dividida" entre França (norte) e Holanda (sul da ilha). A principal atividade econômica é o turismo. E o povo da ilha, hospitaleiro e sorridente (não é a toa que a ilha é conhecida como Friendly Island - "Ilha Amiga"), tem o que mostrar. São 36 praias, cada com sua própria atmosfera distinta. Desde praias com ondas bastante altas para surfistas até outras tranquilas para crianças pequenas. Deste praias exageradamente ocupadas, até outras desertas. Desde praias minúsculas entre precipícios rochosos até outras que parecem estirar eternamente. Mas uma característica é comum a todas as praias: a areia é branca, e o mar é cristalino...
Para nós, aviadores virtuais (ou não), a praia mais interessante é a Maho Beach. Ela fica localizada muito próxima à cabeceira da pista 09, e caso você seja um felizardo de visitar a ilha, não deixe de levar sua máquina fotográfica, pois como já foi dito e mostrado, de vez em quando você poderá ver um Boeing 747 ou um DC-10 cruzando acima de sua cabeça!!
Aeroporto Internacional Princess Juliana
Cidade: St Marteen, I
Aeroporto: Princess Juliana INTL
Código ICAO: TNCM
Código IATA: SXM
Latitude: N18*02.38'
Longitude: W063*06.71'
Elevação: 13' (4 m)
Tipo de aeroporto: Público
Pista: 09-27 (7054' x 148' / 2150 x 45m ASPH)
Variação magnética: 13*W
Fuso horário: +4:00 UTC
Avgas disponível: SIM
Jet Fuel disponível: SIM
Aproximações: VOR DME RWY 09 / VOR RWY 09 (CAT A & B) / VOR RWY 09 (CAT C & D) / LOCATOR RWY 09
|
O Cenário para o Flight Simulator 2000
Na verdade, este não é um cenário propriamente dito, mas uma atualização para o cenário original do Flight Simulator que deixa o relevo da ilha mais real. Ele foi desenvolvido por Orlando Sotomayor e inclui todo o relevo na ilha com resolução de 30 metros. Montanhas que são importantes na operação no aeroporto e que foram "esquecidas" pela Microsoft, agora estarão lá. A aproximação para a pista 27, que antes poderia ser feira normalmente, agora se complica devido à cadeia montanhosa que fica bem próxima. E também não pode-se esquecer que o cenário fica muito mais belo.
A instalação é muito simples. No meu caso, criei uma pasta chamada "st_martin" abaixo do diretório /scenedb/ do Flight Simulator, e dentro desta pasta criei outra chamada /scenery/. Desta forma:
C:/fs2000/scenedb/st_martin/scenery/
Nota: no exemplo assim, pressunpondo que o FS2000 esteja numa pasta na raiz do drive. A instalação padrão do FS2k coloca ele numa pasta parecida com:
c:/Arquivos de Programas/Microsoft Games/Flight Simulator 2000/
Depois disso, basta mover o arquivo "sxm30m11.bgl" para a pasta criada. Agora é só entrar no FS2000 e ativar o cenário, utilizando a opção Scenery Library do menu World (Mundo).
Como nem tudo é perfeito, a atualização de relevo tem alguns "contras", como lembra o próprio autor na documentação que acompanha o cenário. "Arquivos de atualização de relevo não mudam estradas, rios, litorais e a colocação de texturas acima do terreno. Portanto, coisas estranhas podem acontecer, como lagos, rios e estradas que flutuam, fazendas em cima de uma floresta tropical, elevações alpinas sem neve, ou ruas da cidade em declíveis exageramente íngremes", lembra Sotomayor. Mas sem dúvida, a instalação vale a pena, até porque nos vôos feitos por AeroVirtual neste cenário, esses problemas ocorrem muito pouco. Veja as fotos abaixo e compare o local com e sem a atualização do relevo.
O cenário para o Flight Simulator 98
Este cenário, versão 1.0, representa o Aeroporto Internacional Princess Juliana e foi desenvolvido em 1999 por R.Frederic. Por se tratar de um cenário para o Fs98, ele não tem a mesma qualidade do cenário anterior para o FS2000. Mesmo assim, quem ainda tem o FS98, como eu, e quer voar na ilha esta é uma boa alternativa, já que o cenário original é muito simples. Aqui, você encontrará um aeroporto muito mais completo, com hangares, aviões no pátio, árvores ao redor, além de outros detalhes nas imediações do aeroporto. Veja fotos abaixo para mais detalhes. Para a instalação deste cenário, veja a seção Aerodicas, sub-seção INSTALANDO, "Como instalar cenários no Flight Simulator 98". Ou então, confira a documentação que acompanha o cenário (em inglês ou francês).

Enfim, prezado leitor, espero que após ler esta matéria, você saiba um pouco mais sobre esta bela região do mundo e possa usufruir melhor do seu simulador. As informações sobre a Ilha de Saint Martin foram obtidas em www.gobeach.com/page3.htm. Os mapas foram obtidos no Atlas Terra (www.terra.com.br) e também no endereço já citado. Se quiser fazer algum comentário sobre a matéria, utilize o nosso Fórum de Mensagens. Alguma informação adicional ou sugestão, entre em contato diretamente com paraizo@aerovirtual.com.br.
 |
|
Island of Saint Martin Terrain Mesh (atualização de relevo para FS2000).
Autor: Orlando Sotomayor. sxm30m11.zip (202kb) |
 |
|
Princess Juliana INTL Airport (cenário para o FS98).
Autor: R. Frédéric. tncm_v10.zip (430kb) |